Avenida Nove de Julho, 155 - Centro |
Ao contatar nosso anunciante, informe que viu no Taubaté Online! |
A estação foi inaugurada em 1876 pela Estrada de Ferro do Norte, como terminal de sua linha. Durante alguns anos no início do século XX, nela era feita a baldeação de cargas e passageiros, pois o trecho sentido São Paulo era de bitola distinta do trecho além da parada. Foi reconstruída em 1923, num momento em que a EFCB estava renovando suas estações, e o prédio novo logo tornou-se estratégico, uma vez que tudo o que ia de São Paulo ao Rio de Janeiro por via férrea deveria parar nela para baldear e prosseguir viagem.
Entre 1885 e 1914, dela partia uma linha de bondes a vapor ligando o município ao de Tremembé.
O transporte de passageiros na estação foi encerrado em algum momento antes de 1980,passando por ela apenas cargas e trens de passageiros expressos a partir de então, até 1998, quando o Trem de Prata, que não parava na estação, teve suas atividades encerradas; a partir daí, somente trens de carga trafegam na linha. A estação foi abandonada em 2005 pela MRS, que até então a utilizava como escritório. Permanece abandonada desde então, tendo sido tombada em 2021 pelo CONDEPHAAT. Em 2015, foi cedida à organização sem fins lucrativos Instituto I.S de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana, que restaurou seu armazém em 2017 e o usa para eventos. O corpo da estação permanece sem uso e deteriorado.
Visando cumprir o Código de defesa do Consumidor em seu artigo 37, informamos que as imagens e informações expostas no anúncio são de responsabilidade exclusiva do anunciante. Todo o conteúdo divulgado respeita as diretrizes da Lei de Proteção de Dados.